FUNCIONALIDADES DO RESUMO CAIXA

Criada por Douglas Magno, Modificado em Ter, 9 Abr na (o) 1:22 PM por Anna Karoliny

No resumo de caixa, é possível visualizar todos os caixas abertos, fechados e conferidos do módulo de vendas, bem como suas movimentações, além de diversos relatórios e funcionalidades que serão apresentados no tutorial a seguir.


Na tela a seguir, clique na opção "Resumo Caixa" para acessar a tela de resumo. Nessa tela, estão disponíveis filtros para localizar um caixa específico, como data, número do caixa, terminal, operador e status. Ao selecionar um dos filtros, o sistema fará a filtragem automaticamente.




A funcionalidade "Visualizar Movimentações" é utilizada para visualizar os lançamentos realizados no caixa selecionado. Basta clicar na opção para acessar as informações desejadas.




A opção de imprimir sobras/faltas proporciona a geração de um relatório contendo as quebras de caixa positivas e negativas. Para utilizá-la, basta clicar no botão correspondente e preencher as informações solicitadas, como o operador e a data desejada. Em seguida, clique em imprimir e o sistema gerará o relatório das sobras e faltas no caixa.




Para visualizar os valores de sangrias e suprimentos de um determinado caixa, selecione o caixa desejado e depois clique na opção "Imprimir sangrias/suprim.". Em seguida, o sistema gerará um relatório completo com todas as informações necessárias de sangrias e suprimentos.




Ao selecionar a opção "Imprimir Resumo", o sistema apresentará duas alternativas: a primeira, "Impressão Analítica", que ao clicar o sistema gerará um resumo por caixa, contendo informações sobre as vendas por plano de pagamento, bem como os valores de sangria e suprimento no caixa. Já a segunda opção, "Impressão Sintética", imprimirá um resumo de todos os caixas exibidos na tela.



Imagem demonstrativa da "Impressão Analítica".



Imagem demonstrativa da Impressão "Impressão Sintética" 




O botão "Conferir caixa" permitirá que você verifique individualmente cada caixa e confirme se os valores de fechamento estão corretos. Se um colaborador cometer um erro de venda, houver uma troca de vendedor ou os valores de fechamento do caixa forem informados incorretamente, o sistema oferece a opção de manipular essas informações. No entanto, para habilitar essa função, é necessário configurar o usuário do sistema responsável por essa tarefa. A seguir, irei elucidar as funcionalidades de cada botão e aba dessa interface.




Caso o usuário responsável pela conferência dos caixas tenha permissão e deseje alterar o valor do caixa apresentado na imagem abaixo, é possível fazê-lo através do botão Editar. Ao clicar nesse botão, será exibida uma tela para inserção do novo valor, bastando repeti-lo e clicar em Salvar. Vale ressaltar que a quebra de caixa atual é de 1,75.




A opção de alteração de lançamento será útil caso você finalize uma venda e perceba, após fechar o caixa, que a forma de pagamento escolhida está incorreta. Por exemplo, se você finalizou a venda como dinheiro, mas na verdade era pix, basta clicar no botão "alterar lançamento". Em seguida, aparecerá uma tela com a forma de pagamento do lançamento e uma opção para escolher a forma de pagamento correta. Selecione a opção correta e clique em "salvar"


OBs.: observe que essa opção afeta somente o registro no caixa. A forma de pagamento na SEFAZ não será modificada.




Caso note algum lançamento incorreto ou precise cancelar uma operação no caixa, utilize a opção de estorno. Ao clicar nessa opção, será questionado se deseja realizar o estorno da operação selecionada. Basta clicar em "sim" para concluir o estorno no caixa.


OBs.: observe que esta opção afeta exclusivamente o registro no caixa. Se você precisar estornar uma venda, será necessário realizar a devolução de venda para efetuar o estorno junto à SEFAZ.




Se o colaborador realizou um pagamento e fechou o caixa, mas posteriormente percebeu que não realizou a sangria, o gerente pode efetuar a saída durante a conferência do caixa, clicando no botão "sangria", preenchendo a descrição do pagamento, o valor da saída e, por fim, clicando em "ok".




Caso o funcionário tenha efetuado o recebimento e fechado o caixa, porém tenha percebido posteriormente que não realizou o suprimento, o gerente poderá realizar o suprimento durante a conferência do caixa, ao clicar no botão "suprimento", preencher a descrição do recebimento, o valor recebido e, por fim, clicar em "ok".




O botão "Imprimir" será útil para visualizar um lançamento ou venda no caixa. Se desejar, é possível de imprimir ou salvar em PDF na pré-visualização.




No resumo de caixa, encontra-se a aba "Notas Fiscais do Consumidor". Nesta tela, é possível visualizar todas as NFC-e emitidas no referido caixa, bem como filtrá-las por status (finalizadas ou canceladas). Ao selecionar uma nota, serão exibidas as formas de pagamento utilizadas, bem como os valores de troca, desconto e acréscimo, caso aplicáveis, além do subtotal e total das nota.




Nesta tela, é possível efetuar a alteração do vendedor caso tenha sido concluída a venda com o vendedor incorreto ou sem a devida atribuição e deseje realizar a correção. Para tanto, basta selecionar a venda desejada, clicar no botão "Alterar Vendedor", escolher o novo vendedor e salvar as alterações.




O botão "Imprimir" será útil para visualizar uma venda no caixa. Se desejar, é possível de imprimir ou salvar em PDF na pré-visualização.




Por fim, após o responsável conferir o caixa, ele irá inserir uma observação na Justificativa e salvar. Em seguida, uma mensagem será exibida perguntando se deseja confirmar a conferência do caixa, clique em "sim" e o sistema retornará para o resumo de caixa, onde o status conferido já estará visível.





Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo